09 junho 2021

GEHENNA: há 25 anos a banda lançava "Malice", seu melhor disco


Em setembro de 1996, quando as igrejas não eram mais incendiadas, os noruegueses GEHENNA lançavam Malice (Our Third Spell), seu terceiro trabalho de estúdio, como o próprio nome já diz. Neste álbum a banda conseguiu criar um híbrido de seus lançamentos anteriores (o EP First Spell e o full-lenght Seen Through the Veils of Darkness), mas com maior ênfase nas guitarras melódicas e teclados para dar aquele clima mais sinfônico. 


Na verdade, Malice foi um título bastante adequado. A música é sombria, maligna e maliciosa, mas também estranhamente bela e agressiva, com uma produção mais limpa e amigável para os ouvidos do que a dos discos anteriores. As guitarras estão menos distorcidas e talvez um pouco abaixo na mixagem, mas isso não chega a ser um grande inconveniente no final, pois estão em pé de igualdade com os teclados, onde a tecladista Sarcana fez questão de variar notas e criou melodias que na época não eram tão comuns entre as bandas do estilo (o DIMMU BORGIR viria a fazer algo semelhante no Enthrone Darkness Thriumphant somente no ano seguinte). 

A música que abre o disco, “She Who Loves the Flames”, é um exemplo de como black metal começava a se tornar sedutor, sendo uma música cativante o suficiente para se tornar a queridinha sonora dos fãs do gênero por causa de sua forte atmosfera melódica e alguns riffs que soam mais heavy metal tradicional do que black metal. Um plus são os vocais roucos e baixos (uma marca registrada da GEHENNA), que mantêm sua maléfica vibração o tempo todo. E a banda não teve medo de trabalhar com essa fórmula composicional mais de uma vez. 


Em "Touched and Left for Dead”, os noruegueses resgataram a atmosfera dos discos anteriores, com aquela combinação do ritmo lento, vocais sombrios e sintetizadores viajantes que criam uma sensação triste e depressiva que se encaixa perfeitamente no clima da letra. Já “Bleeding the Blue Flame” começa com melodias que lembram bastante o AMORPHIS no clássico Tales from the Thousand Lakes; uma boa surpresa, diga-se de passagem. 

“Ad Arma Ad Arma” é a faixa mais longa de Malice, quase quatorze minutos. Liricamente, ela retrata um mundo inserido no caos após uma guerra nuclear, e apesar de sua abordagem bastante melódica, a banda ocasionalmente criou um tipo de frieza apocalíptica e poderosa, combinando perfeitamente com a aura do álbum. 

As faixas "The Pentagram" e "The Word Became Flesh" caminham na mesma direção e deixam claro que os músicos tinham um talento incrível para criar trilhas fantásticas de black metal com partes ocasionalmente melódicas. 


A faixa-título é interessante por combinar todos os ingredientes essenciais da banda em apenas três minutos: sintetizadores épicos, boas melodias de guitarra, sentimento malicioso, explosões furiosas e, finalmente, um final calmo com violão. 

Por fim, em Malice (Our Third Spell) o GEHENNA conseguiu seguir estritamente seu rumo preferido durante todo o disco sem faltar em qualidade devido a enorme quantidade de músicas excelentes e pegajosas. 

Mas, apesar de toda essa bela sonoridade indiscutível, a banda nunca chegou atingir a mesma relevância de seus compatriotas EMPEROR e DIMMU BORGIR. Motivos? Tenho minhas suspeitas. O disco foi lançado na europa pelo selo inglês Cacophonous Records, que veio a falir algum tempo depois e deixou muitas bandas na mão. Triste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados!