![]() |
Ozzy enfrentou horas de maquiagem para criar uma das capas mais marcantes de sua carreira. |
A locação escolhida foi o tradicional Shepperton Studios, nos arredores de Londres — conhecido por ter recebido produções como Alien, de Ridley Scott, filmes da série Pantera Cor-de-Rosa e até o polêmico show "falso" do Led Zeppelin, The Song Remains the Same. Naquela ocasião, o espaço foi requisitado pelo fotógrafo britânico Fin Costello, responsável pelas capas dos álbuns anteriores de Ozzy: Blizzard of Ozz (1980) e Diary of a Madman (1981), além de clássicos como Alive! (1975), do Kiss.
A solução veio com a ajuda de Sharon Osbourne, que acionou o maquiador de efeitos especiais Greg Cannom, conhecido por seu trabalho no clipe de Thriller, de Michael Jackson. Cannom produziu as próteses em Los Angeles, incluindo garras e moldes faciais. Enquanto isso, Ozzy e Costello buscavam referências em livros sobre lobisomens em reuniões realizadas em pubs londrinos. O processo criativo durou cerca de um mês.
No dia da sessão, Osbourne chegou ao estúdio às seis da manhã para iniciar a transformação, mas as filmagens começaram apenas às dez da noite. “Ele usava apenas meias pretas — o restante do corpo estava coberto por pelos”, contou Costello. “Apesar do frio intenso e de passar mais de cinco horas filmando ao ar livre, Ozzy não reclamou em nenhum momento.”
A icônica imagem da capa é resultado da junção de duas fotografias: uma em 35mm do vocalista caracterizado como lobisomem e outra, usada como fundo, da lua cheia, capturada durante uma sessão anterior no Ridge Farm Studios, em Surrey — local onde o álbum foi gravado. “Tecnicamente, é uma composição imperfeita, mas funcionou perfeitamente”, avaliou Costello. “Assim como Alive!, essa imagem ganhou vida própria com o tempo.”
Quarenta e dois anos depois, Bark at the Moon permanece como um dos registros visuais mais memoráveis da carreira de Ozzy Osbourne — e uma referência duradoura do cruzamento entre heavy metal e imagética cinematográfica de horror.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários ofensivos serão deletados!