12 dezembro 2022

Em seu novo disco, os SUMERLANDS investem ainda mais fundo no heavy/rock clássico

A banda do produtor Arthur Rizk toca heavy metal no sentido tradicional: refrões cativantes e operísticos e riffs barulhentos que você só precisa ouvir uma vez antes de tocar guitarra junto.

"Dreamkiller" funciona como a trilha sonora de montagem de treinamento em um filme imaginário dos anos 1980, onde um protagonista improvável e atormentado enfrenta terríveis adversidades sob um céu constantemente à beira da chuva bíblica. Se isso parece um cenário estranhamente específico para um álbum de metal de 35 minutos em 2022, lembre-se de que SUMERLANDS é liderado por Arthur Rizk, o produtor da Filadélfia que ajudou a definir a atmosfera de muitos dos lançamentos pesados ​​mais cruciais da última década. . Com SUMERLANDS, ele usa esse dom para criar cenários meticulosos para explorar uma fantasia muito particular, construindo um mundo de sonhos real o suficiente para viver dentro dele.

Isso é heavy metal no sentido tradicional: as músicas têm refrões cativantes e operísticos e riffs barulhentos que você só precisa ouvir uma vez antes de tocar a guitarra junto, todos apresentados com um brilho de alta qualidade para que não demore muito para imagine-os explodindo nos alto-falantes de uma arena. “Nós dançamos na ponta de uma faca/Tão mais perto da morte do que da vida”, comanda o novo vocalista do quinteto, Brendan Radigan, em um dos melhores refrões do álbum, sem absolutamente nenhum contexto de por que nossa situação é tão urgente ou precária. E, no entanto, sabemos exatamente do que ele está falando: na verdade, estamos ali com ele — dançando, furiosos, desafiando a mortalidade.

Assim, o prazer desta música é um pouco contra-intuitivo para as métricas usuais de bom gosto. Entre Rizk e o guitarrista John Powers, há um acordo tácito: por que deixar uma nota de um solo tocar quando você pode embelezá-la com uma tonelada de pequenos martelos? Por que dizer “Estou me sentindo triste” quando você poderia dizer “As estrelas lançaram um milhão de tristezas ao vento”? A voz de Radigan - uma forte rajada de vento de outono, voando pelas planícies do deserto - deve ser apresentada organicamente para mostrar seu talento natural? Nem remotamente: deve ser revestido de efeitos sobrenaturais para que, quando ele se harmonize consigo mesmo, soe como um teclado no arranjo do órgão da igreja. Uma música chamada “Force of a Storm” que incorpora imagens de uma “tempestade” e “abrigo perdido” e pessoas “lançadas na briga” transmite a mensagem? Não sem efeitos sonoros de trovão para realmente fechar o negócio.

Em outras palavras, a sutileza não é o objetivo. A musicalidade destina-se a inspirar admiração pela precisão misteriosa e ajustada pelo estúdio, e as palavras destinam-se a convocar sentimentos vastos e eternos. A inovação também não é o ponto. A familiaridade e o imediatismo da música são cruciais para seu apelo. Ao mesmo tempo, que outro disco recente soa assim? "Dreamkiller"é muito inspirado, muito sincero, para ser arquivado como mero pastiche. Comparado com a névoa mais sombria e endividada do álbum de estreia autointitulado de 2016 , "Dreamkiller" adota um tom mais quente, mais próximo do rock clássico. Se o prazer de SUMERLANDS era imaginar o som de alguma fita demo rejeitada desenterrada no porão de um velho metaleiro, então "Dreamkiller" aspira a uma espécie de onipresença de barganha. Músicas como "Edge of a Knife" e "Twilight Points the Way" poderiam ter sido sucessos em outra era - canções para estádios de futebol, unindo os idiotas e atletas nas arquibancadas.

Apesar do grande drama, Rizk compreende de forma única a importância das nuances. Escolhas cruciais na produção e nos arranjos mantêm o equilíbrio de ridículo e habilidade das canções em um nível ideal. Rizk tem uma regra Stratocasters Only no estúdio (alimentada por pilhas Marshall), mas mesmo aqueles desinteressados ​​no equipamento associado notarão como cada elemento se mistura alegremente na mistura: como o solo tonto e ardente atinge três minutos e meio na faixa-título , ou como o riff fade-in de “Night Ride” sinaliza uma noite cheia de perigo e aventura. Em qualquer escuta, qualquer um desses momentos pode parecer o clímax. É um disco construído para ser repetido, transformando-nos todos nos protagonistas do filme de ação tocando em loop em algum lugar no fundo do nosso subconsciente.

Por 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados!