04 dezembro 2018

DESTAQUES DE 2018: O RETORNO MATADOR DO MONSTROSITY


"Demorou uma eternidade, mas finalmente conseguimos", proclama o baterista do Monstrosity, Lee Harrison, em relação ao novo álbum 'The Passage Of Existence', lançado em 7 de setembro pela Metal Blade Records. Muito mais do que apenas mais um álbum de death metal, 'The Passage Of Existence' marca o retorno da banda onze anos após 'Spiritual Apocalipse', lançado em 2007.

Com Lee sendo o único membro original do Monstrosity, ele é a pessoa perfeita para perguntar, por que agora é a hora certa do retorno do Monstrosity? “Basicamente, fizemos algumas turnês entre 2007 e 2010. Tínhamos acabado de sair de uma tour antes de gravar 'Spiritual Apocalipse'- 33 shows na Europa. Então fizemos uma turnê com os Vital Remains; fomos para a Cidade do México e fizemos alguns shows com os Marduk. Em 2010 fizemos nossos últimos shows, tanto quanto turnês mais sérias. Eu queria tirar a banda da estrada e apenas escrever o disco. Eu não queria tentar fazer as duas coisas ao mesmo tempo; eu queria criar um pouco de força e fazer com que a banda se concentrasse em escrever o disco.

Em 2011, escrevi a primeira música que foi 'Eyes Upon The Abyss'. Eu basicamente fiz minha própria versão com guitarras, baixo, um pequeno arranhão e todas as minhas partes de bateria. Então mandei para o Matt Barnes (guitarrista do Monstrosity), e ele me mandou de volta a sua versão. Então, eu coloquei isso no meu computador e fiz algumas partes da bateria. A partir daí, eu e o Mark English (outro guitarrista do Monstrosity) começamos a ensaiar essa versão. Basicamente, a maneira como trabalhamos é que temos tudo esculpido nas guitarras, então você não tem que sentar e mostrar a parte deles; eles podem lê-lo ”.

A segunda música foi 'Kingdom Of Fire', escrita pelo Mark English. Ele entrou com um monte de riffs, nós mais ou menos a desmontamos e a reconstruímos novamente; havia muito disso acontecendo. A partir daí, começamos a ter mais ideias. Matt enviou 'Cosmic Pandemia', eu e Mark a ensaiamos semana após semana. Nós criamos algumas pequenas mudanças nas melodias e na estrutura. Eu tinha algumas das minhas músicas, era bonita mesmo entre todos nós, e eu queria que fosse assim; esses caras são trituradores!"


Gravado na Flórida em três estúdios diferentes, 'The Passage Of Existence' possui um som incrivelmente coeso. "Eu tenho que tirar o chapéu para os engenheiros - Jason Suecof (Trivium, Angel of Death, Deicide) e Mark Lewis (DevilDriver, Whitechapel, Six Feet Under) - porque eu estava preocupado”, Admite Harrison. A bateria foi tocada no Audiohammer em Sanford, guitarras / baixo colocadas no Ascension Sound em Tampa, e vocais no Obituary’s Redneck Studios em Gibsonton. “Passei uma semana em Sanford com Jason fazendo a bateria. Eram os últimos dias do estúdio de madeira que eles tinham; era uma sala de bateria construída à mão. Eles acabaram vendendo, então meu álbum e o álbum Terrorizer (Caustic Attack) foram os últimos feitos lá.

Normalmente, no Morrisound, é um dia de 12 horas e você paga pelo quarteirão inteiro. Isso é legal, mas com Jason, eu dei a ele um preço fixo e entramos por uma semana. Então, poderíamos ficar um pouco mais relaxados quanto a isso. Passamos dois dias apenas ajustando os tons, trocando os pratos; realmente analisando. Então nós voltávamos e assistíamos à TV por um tempo, apenas relaxávamos. Foi um ambiente descontraído, em vez de estar sob o relógio. Isso nunca falha, quando você sai da sala de banda para aquele ambiente microscópico, onde cada pequeno detalhe é ouvido de forma diferente, de repente você fica tenso e não está tocando direito. Isso acaba sendo estressante. Para ser honesto, realmente não foi um estresse no Morrisound no inicio, mas aprendi a me ajustar a isso. Eu amo o Morrisound e não tenho nada ruim para dizer sobre eles, eu gostaria que eles ainda estivessem por perto. Infelizmente, o estúdio foi vendido, foi assim que aconteceu. Eu amo Jason Suecof também, é ótimo trabalhar com ele. Nós trabalhamos juntos no álbum 'Rise To Power' (2003). Eu o conheci em 1997 na Millennium Tour, em Connecticut. Ele é um bom amigo há muito tempo, então é legal trabalhar com ele - e suas produções são matadoras!

Basicamente, nós fizemos a bateria com o Jason. Então pegamos as faixas de bateria para o nosso estúdio. Nós fizemos as guitarras aqui em Tampa, meio que em nosso próprio tempo, que contribuiu para o longo atraso, tendo a liberdade de relaxar e não ficar estressado pelo tempo. Há sempre uma coisa que você quer consertar, e enquanto estamos fazendo isso, podemos fazer isso. De lá, nós não tínhamos uma cabine vocal. Poderíamos ter voltado ao Jason's, mas pareceu uma boa ideia ir até o Obituary’s Redneck porque trabalhei com eles no passado, e eles ofereceram o estúdio se eu precisasse. De lá, enviamos todas aquelas músicas para Mark Lewis e ele fez a mixagem. Mark fez aquele remix de 'Killing Is My Business' que acabou de sair do Megadeth, que é matador. Ele definitivamente tem credibilidade. Foi uma maneira diferente de mixar, porque no passado eu sempre estive lá de cima para baixo. Você tem que passar por todo o tédio... Neste caso, um dia recebi um e-mail com um mix - ah, legal! Você pode ouvi-lo em seu próprio aparelho de som doméstico com alto-falantes que você já conhece. Aconteceu muitas vezes no Morrisound, tudo soava fenomenal nos alto-falantes de lá, então você pega a fita cassete que eles fizeram para você e em casa não é tão cheia de som, faltava algo."


A arte da capa de 'The Passage Of Existence' é praticamente uma obra de arte criada por Timbul Cahyono,que de acordo com Lee, é uma “grande história”. “Basicamente, a ideia que eu tinha era a capa da demo original de 'Horror Infinity' (1990) - o cara do Antler - era esse personagem. Ele virou de lado e está soprando em sua mão, há poeira na mão dele. A poeira está deixando sua mão e se tornando o universo, essencialmente. A poeira se torna os planetas e os planetas estão indo em direção à algo que é um buraco de minhoca ou um buraco negro de algum tipo; está do outro lado da imagem. Essa foi a minha ideia original, que expliquei ao meu vocalista Mike Hrubovcak, que é um artista por direito próprio. Ele fez Six Feet Under, Megadeth, Sinister. Ele fez um esboço da minha ideia e vi esta obra de arte... Era como uma espécie de borboleta, mas criou um esboço. Apenas me deu a ideia do contorno que está na imagem".

A partir daí, fomos abordados por um cara chamado Zbigniew Bielak que fez o novo Deicide, Ghost, alguns Paradise Lost, Entombed. Ele entrou em contato comigo e disse: 'Eu amo a sua banda, eu quero fazer a capa do seu disco. Vou te dar um ótimo preço. Então, enviamos a ele essa ideia; ele ia pintar à mão. Dessa forma, foram três etapas: minha ideia, a realização de Mike Hrubovcak e a mão de Zbigniew pintando-a. Mas ele em seguida ele para a África de férias e demorou demais... Quando percebemos, seis meses se passaram. Ele continuou dizendo que estava voltado, mas nunca vinha. Enquanto isso, toquei com Pete Sandoval, do Morbid Angel, e a nova formação do Terrorizer. Um dia conversávamos e ele mostrou a nova camiseta do Terrorizer que tornou-se a capa do disco novo deles. O artista era Timbul Cahyono e Pete disse que eu deveria falar com ele; então eu fiz. Enviamos a mesma imagem para ele e, quatro dias depois, o cara me enviou de volta; pintado à mão, era matador! Com ele também fizemos alguns desenhos de camisetas e tem sido ótimo, eu não posso dizer coisas boas o suficiente sobre ele. Sem ressentimentos com Zbigniew, é por isso que eu estou falando sobre ele, eu quero que ele ganhe crédito também, porque ele é um artista matador. Simplesmente não deu certo."



Dado o fato de que não há uma música chamada 'The Passage Of Existence', Lee revela porque escolheu esse título de seu sexto álbum de estúdio. “Era apenas algo que eu pensava antes do álbum estar totalmente pronto. Originalmente, eu ia chamá-lo de 'The Passage', mas isso é genérico e óbvio. Então, por um minuto, tive 'Rites Of Passage', mas isso também não era original. Eu apenas continuei pensando, pensando e pensando... Finalmente eu cheguei com 'The Passage Of Existence', é um pequeno título diferente ”.

Sem dúvida, o título da música mais intrigante em The Passage Of Existence é “The Proselygeist”, que é uma junção das palavras proselitismo (prática de tentar converter as pessoas para outra opinião ou religião), e Poltergeist (famoso filme de terror). "Essa música foi a última escrita", lembra Lee. “As coisas simplesmente vêm para mim e essa foi uma delas. Quanto à música em si, a palavra pregar é repetida algumas vezes. É mais ou menos sobre um pregador fantasmagórico, se você quiser entender assim. Parecia funcionar, eu realmente não precisava pensar muito nisso. Uma vez que tive a ideia, meio que se escreveu.

'The Passage Of Existence' é um álbum longo com 12 faixas, abrangendo 55 minutos de clássico death metal técnico da Flórida. No entanto, não apresenta tudo o que Harrison tinha à sua disposição. “Nós temos algumas coisas extras. Há uma música chamada 'Locusts' que Mark (inglês, guitarrista) escreveu. Ela tem alguns riffs legais, mas por alguma razão foi colocada em segundo plano.” E, embora 'The Passage Of Existence' seja um disco recente, segundo Lee, parece que os fãs não terão que esperar tanto tempo por um novo trabalho: "Eu já tenho quatro músicas para o próximo".

Por Aaron Small (BraveWords)
Tradução: Júlio Feriato



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados!