12 dezembro 2018

RITUAL DEADLAND: banda que conta com GEEZER BUTLER, MATT SORUM e STEVE STEVENS lança primeiro single


Saiu recentemente "Down In Flames", o primeiro vídeo do DEADLAND RITUAL, a nova banda com o baixista Geezer Butler (BLACK SABBATH), o guitarrista Steve Stevens (BILLY IDOL,VINCE NEIL), o baterista Matt Sorum (GUNS N 'ROSES, VELVET REVOLVER) e cantor Franky Perez (APOCALYPTICA). A música, produzida por Greg Fidelman (METALLICA, SLIPKNOT), foi lançada pela Sonik Riot Records / AWAL.

"Down In Flames" apresenta os vocais exuberantes e poderosos de Perez, ao lado da guitarra estridente de Stevens, conjugada com a rígida seção rítmica tribal de Butler e Sorum.

Inspirando-se no simbolismo ritual das terras do deserto, emparelhado com o amor de Sorum pela idéia de um "espaço ritualístico esquecido", o nome DEADLAND RITUAL pareceu apropriado para o tom mais sombrio da música que o grupo estava fazendo. "Obviamente, passamos por algumas coisas", diz Perez . "Se você está sendo honesto artisticamente, todo o tumulto do amor, perda, felicidade e dor na vida faz o seu caminho para a música."

As amizades duradouras de Sorum com Stevens e Perez ajudaram a formar o núcleo inicial da formação, mas foi um momento crucial quando Butler concordou em participar. Butler admite que havia muito o que pensar quando recebeu o convite. "Eu tive que me acostumar com a idéia de começar do zero novamente, o que é bom", diz ele. "Mas eu realmente gostei da música que estava ouvindo. Não é o seu típico hard rock ou material de metal."

Para Stevens, foi uma revelação a primeira vez que ele se viu gravando com Butler. "Como guitarrista, muitas vezes no estúdio você ouve um som de guitarra e tenta fazer funcionar, aprimorando", diz Stevens. "Com ele não houve essa besteira. Ele apenas se encaixava contra o seu baixo e foi realmente emocionante para mim. Eu pude ouvir minha guitarra contra um baixista que eu idolatrava para sempre."

Sorum estava determinado a levar as coisas para o próximo nível. "Eu queria ter o melhor som de bateria que já tive e tocar o melhor que já toquei", diz ele. "Eu acho que consegui isso. Como baterista eu me transformei em muitas décadas de rock and roll".

As gravações iniciais são apenas o começo do que os fãs podem esperar nos próximos meses. A banda está focada em qualidade vs quantidade e deixando a musica levá-los na direção apropriada. Com aparições em festivais agendadas e datas de destaque nos trabalhos, eles usarão o tempo que leva a essa jornada para continuar escrevendo e gravando, lançando singles ao longo do caminho e talvez um LP.

O RITUAL DEADLAND fará duas aparições em festivais de verão europeus em junho próximo - Download no Reino Unido em 14 de junho e Hellfest na França em 22 de junho, e promete que os shows ao vivo serão algo especial, misturando o material original com cortes mais profundos de seu passado coletivo. "Não são as músicas típicas que você esperaria", de acordo com Sorum .

Depois que o BLACK SABBATH fez seu último show em fevereiro de 2017, Butler admitiu: "Eu me senti aliviado por ter acabado, por termos feito um bom show e muito triste em pensar que nunca faríamos isso de novo. Realmente não era tão ruim quanto eu pensava que seria, na verdade. Apenas parecia certo. Nós estamos aqui há 49 anos, e é hora de encerrar o dia."

Em uma entrevista de 2017 com a Billboard , Butler falou sobre seus planos pós-BLACK SABBATH , dizendo: "Eu não tenho pressa em fazer nada, eu estou viajando muito. Nós recentemente mudamos de casa este ano e eu vou estar construindo meu estúdio caseiro, mas isso levou séculos. No ano que vem eu vou ver se eu posso voltar à música."

No ano passado, Butler disse à Rolling Stone que ele tinha "cerca de 120 riffs escritos" para seu próximo projeto musical, acrescentando que ele só precisava "escolher um guitarrista e classificá-los".

O último álbum solo de Butler , "Ohmwork" , que foi lançado com o nome da banda GZR, vendeu menos de 900 cópias durante sua primeira semana de lançamento em maio de 2005, de acordo com a Nielsen SoundScan. O primeiro projeto do Geezer como GZR foi "Plastic Planet", de 1995. "Black Science" de 1997, que foi creditado a GEEZER , contou com o vocalista Clark Brown, que também se apresentou em "Ohmwork" .

Membro fundador do BLACK SABBATH, Butler é também o letrista de clássicos do SABBATH como "War Pigs", "Iron Man", "Paranoid" e outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados!