29 agosto 2014

JackDevil - "Unholy Sacrifice" (2014)

(Urubuz Records)
Por Julio Feriato

Formada em 2010 na cidade de São Luis/MA, a JackDevil é uma banda que ganhou bastante notoriedade em muito pouco tempo com apenas um cd-demo e um ep. Por conta disso causou a revolta dos "haters" de plantão, aquela galerinha que adora defender o "true" metal underground. Tudo bem que essa atitude de colegial cansa um bocado, mas não podemos negar que também ajudou a divulgar ainda mais o nome da banda nas redes sociais.

Mas alheio a todas as criticas negativas, o quarteto entrou em estúdio no final de 2013 para finalmente registrar seu primeiro álbum completo, sendo conferido em março deste ano, quando lançaram "Unholy Sacrifice", via Urubuz Records. E o resultado não poderia ter sido mais satisfatório. Já nas primeiras semanas de lançamento, "Unholy Sacrifice" esteve entre os cds mais vendidos da loja Die Hard, na Galeria do Rock, e as criticas da imprensa especializada em sua maioria foram bem favoráveis.
Renato SpeedWolf (B), Andre Nadler (V/G), Filipe Stress (BT), Ric Mukura (G)
A temática de "Unholy Sacrifice" é bastante pretensiosa para um álbum de estreia, pois se baseia nos contos de terror do escritor americano Stephen King, onde as letras no encarte são acompanhadas com uma HQ, tornando tudo muito mais atrativo para quem curte comprar cds originais. Mas nada disso adiantaria se musicalmente o JackDevil fosse uma banda ruim. Não é o caso. Mas se você é daqueles que sempre esperam pela banda que irá reinventar a roda do heavy metal, passe longe deste álbum, pois será decepção na certa.

O som não é muito diferente do que foi apresentado no ep "Faster Than Evil, de 2013, ou seja, thrash/speed metal calcado nos anos oitenta, onde nota-se nítidas influências de bandas da "New Wave of British Heavy Metal" com aquela pegada "rock veloz" bem ao estilo Motorhead; mas que também abre espaço para algo mais anos setenta como na faixa "Behind the Walls", que lembra alguma coisa do Black Sabbath, e que no decorrer evolui para um belo dueto de guitarras.

Em suma, "Unholy Sacrifice" irá agradar aos não exigentes com o termo "originalidade", afinal de contas, na indústria do heavy metal pipocam bandas que não são inovadoras e nem por isso deixam de ser legais e ter sucesso (vide exemplos do Hammerfall, Lazarus AD, Enforcer, etc). O único "porém" fica por conta da qualidade de gravação, que não possui tantas diferenças se comparada a do ep. Por tratar-se de um álbum de estreia, seria normal ocorrer uma evolução neste quesito, o que não aconteceu. De qualquer maneira, este é um detalhe que pode ser corrigido nos próximos trabalhos e que não tira o brilho da obra.

Nota: 8

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados!