30 janeiro 2020

VESPERITH: black metal multissensorial


O álbum de estréia do VESPERITH atraiu muita atenção antes mesmo de seu lançamento. Atrás da banda está a finlandesa Sariina Tani, cuja visão de combinar a atmosfera etérea e o extremo metal bruto deu origem a uma fruta deliciosa. Confira entrevista que fizemos com ela.

A música do Vesperith é bastante arejada e turva, então há muito mais do que apenas as batidas extremas de metal...
O álbum tem sido um processo ao longo da vida e intuitivo por muitos anos. É claro que você notará coisas que da próxima vez serão melhoradas, mas o álbum é o conceito tem tudo o que eu queria. No entanto, eu não comecei a gravar com uma certa idéia do que eu quero que pareça. O metal extremo nunca foi o objetivo, mas um meio poderoso de alcançar o equilíbrio, e acho que sou mais uma artista sonoro do que uma musicista.

O feedback do álbum tem sido quase sempre positivo. Como você se sentiu com sua recepção?
Eu nunca pensei que o álbum tocaria tantas pessoas! No entanto, não é fácil ouvir, mas requer tempo e espaço. Foi incrivelmente maravilhoso provar que muitos o entenderam e "entraram" nele.

Que tipo de emoções você está tentando transmitir ao ouvinte?
Minha música é como outra dimensão que tento canalizar aqui da maneira mais animada possível. Eu sempre crio minha música a partir da perspectiva em que me esforço para transmiti-la através de um mundo multissensorial. Você poderia dizer que este álbum é como um filme cinematográfico em que levo os ouvintes a uma jornada que trata do conceito do álbum.


VESPERITH freqüentemente ressalta o termo black metal, que também é usado nas composições. Existem referências à sua banda, como DARKSPACE e WOLVES IN THE THRONE ROOM, que ficam musicalmente no mesmo grupo. O que o black metal significa para você pessoalmente?
O black metal não é a direção que busco com minha música, então deixo suas definições e do gênero para outras pessoas. Black metal reflete Satanás, que é um símbolo pessoalmente interessante e importante para mim. No entanto, não consigo encontrar no black metal as reflexões profundas e ocultas que esse tipo de música evoca em mim; portanto, não formei um vínculo muito pessoal no gênero.

VESPERITH também está prestes a sair em turnê. Você tem planos para um show mais especial ou segue a fórmula tradicional?
Os shows ao vivo devem ser amplamente improvisados, o que exige que nos concentremos e entremos no clima certo. Espero que possamos criar nosso próprio mundo imersivo a partir de aparências que levarão a jornada a novas dimensões. Minha música em si é muito visual, e esse aspecto também será reforçado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados!