11 julho 2022

ICON, um marco desconhecido dos anos 80

A banda americana ICON foi uma grande expressão do hard/heavy metal na primeira metade dos anos oitenta. O debut LP, autointitulado, foi lançado oficialmente em 07 de julho de 1984 (quase quarenta anos atrás!) e tinha todos os elementos necessários para se tornar um grande sucesso.

Visualmente, os músicos Stephen Clifford (vocal); Dan Wexler (guitarra); John Aquillino (guitarra), Tracy Wallach (baixo)  e  Pat Dixon (bateria) pareciam ser mais uma cópia fajuta do MOTLEY CRUE, mas certamente a banda não soava como eles. Musicalmente eram muito mais pesados e realmente entregaram alguns dos melhores discos  de heavy metal já produzidos no Arizona naquela época; pois, embora não parecesse ser a próxima banda de hair metal de sucesso, eles realmente eram muito sérios sobre o que estavam fazendo.


Sobre o debut, eis algumas curiosidades: 

- Mike Varney (renomado proprietário da Shrapnel Records) havia contratado a banda para sua gravadora, mas, após gravar o álbum e, percebendo seu grande potencial, decidiu “vendê-los” para a Capitol Records.

- O álbum foi gravado em 1984 e temos que perceber que, no mesmo ano, outros álbuns como “W.A.S.P.” (W.A.S.P), “Tooth and Nail” (DOKKEN) “Out from the Cellar” (RATT) e “Stay Hungry” (TWISTED SISTER) foram gravados, todos eles elevando rapidamente as bandas ao estrelato nos EUA.

- O som do álbum foi muito melhor do que a maioria das coisas gravadas na época, especialmente para um álbum de estreia (cortesia de Mike Varney). 

- “Icon” tem muitos hits em potencial como “(Rock on) though the Night”, “On Your Feet” (assista ao vídeo no youtube), “World War”... ou a balada obrigatória “It's up to You ” (na verdade todas as músicas poderiam ter sido grandes hits na MTV ou VH1).

- E obviamente eles também contaram com um vocalista realmente bom como Stephen Dixon (alguém entre Don Dokken, Blackie Lawless e Jeff Martin), e um excelente time de guitarras formado por Dan Wexler e John Aquilino (Mike Varney jamais assinaria uma banda sem boas guitarras ).

Ok, alguns podem pensar que todos esses elementos não distinguem a banda dos milhares de projetos de heavy metal surgidos nos anos 80, mas novamente devemos pensar que este álbum foi gravado em 1984, antes da explosão da cena metal de L.A. alguns anos depois e quando algumas das grandes bandas americanas estavam lançando seus álbuns de estreia (veja os quatro citados acima).

Então, o que fez deste álbum parte de todas aquelas cestas de produtos dos anos oitenta? 

Não é fácil dizer, mas só consigo pensar em uma combinação de azar, ser de Phoenix e não de L.A. e ter lançado um segundo álbum bem fraco ("Night of the Crime", de 1985) embora bastante elogiado por alguns seguidores do glam metal. De qualquer modo, o ICON nunca alcançou o sucesso esperado e como resultado foram demitidos da Capitol Records.

Em suma, posso recomendar profundamente “Icon” a todos aqueles que gostam de puro metal dos anos 80 (MALICE, GRIM REAPER, OBSESSION, LIZZY BORDEN) porque, se não conhecem a banda, estão a ignorar um dos melhores discos feitos naquela amada década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados!