17 agosto 2021

Heavy Metal em Cabul? Sim, havia uma cena por lá.

Por SEAN CARBERRY

DISTRICT UNKNOWN

Quando Solomon "Sully" Omar, de 23 anos, sentiu que a cena musical em sua cidade natal, Denver, não lhe proporcionava o que procurava, ele tomou uma atitude radical: mudou-se para Cabul, capital do Afeganistão, país devastado pela guerra de que seus pais fugiram décadas atrás.

“Eu vim aqui para continuar minha educação e ao mesmo tempo ver o que há na cena musical daqui e também trazer algumas das minhas habilidades à ela”, diz Omar. 

Solomon "Sully" Omar se apresenta com a banda afegã de metal District Unknown no terceiro festival anual Sound Central Festival em Cabul.

Omar é membro do DISTRICT UNKNOWN, uma banda de metal cuja apresentação foi um dos destaques do recente Festival Sound Central de música e artes alternativas em Cabul. Mais de 30 bandas se apresentaram em quatro dias durante o terceiro evento anual.

E se você pode imaginar, o cenário de indução de suor do DISTRICT UNKNOWN teve centenas de espectadores afegãos em pé.

Omar diz que ficou agradavelmente surpreso ao encontrar uma cena musical de verdade quando chegou a Cabul.

"Eu esperava encontrar..." - ele faz uma pausa - "nada." 

"Eu não sabia que existia uma cena metal e dub step", diz Omar. "Eu realmente não esperava que a música estivesse viva e respirando bem e saudável aqui no Afeganistão."

Omar, de 23 anos, nascido no Colorado diz que ficou agradavelmente surpreso com a vibrante cena musical que encontrou quando desembarcou em Cabul no ano passado.

O retorno da família ao Afeganistão

As raízes de Omar são afegãs. Ele nasceu e foi criado no Colorado, onde seus pais se estabeleceram depois de deixar o Afeganistão após a invasão soviética de 1979.

Depois que o Talibã foi retirado do poder em 2001, o pai de Omar voltou ao Afeganistão, onde agora trabalha para o Projeto de Educação Superior da Universidade de Massachusetts em Cabul. Sua mãe trabalha em Cabul aconselhando mulheres empresárias.

Seu irmão e sua irmã também se mudaram para o Afeganistão, e Omar foi o último da família a se reinstalar em Cabul.

Ele chegou em agosto passado e se tornou o tecladista, segundo guitarrista e backing vocal no DISTRICT UNKNOWN, após inicialmente ajudá-los a produzir algumas músicas.

Os pais de Omar compareceram ao Sound Central Festival, e foi a vida se fechando para a família. O pai de Omar - que ele descreve como um artista e ex-hippie - se apresentou no mesmo palco do Centro Cultural Francês nos anos 70.

"Meu pai é um grande defensor da minha carreira musical", diz Omar. "Ele quer que eu termine minha escola como primeira prioridade."

Omar está fazendo exatamente isso. Atualmente estudante da American University em Cabul, ele espera estudar produção de música eletrônica no Berklee College of Music em Boston.

Omar diz que é uma experiência diferente atuar diante de um público afegão.

“É uma mistura de pessoas que são grandes fãs de música e artes alternativas, e pessoas que são completamente novas nisso, e acho que é uma ótima mistura”, diz ele.

Embora tenha fãs em Cabul que apreciam o DISTRICT UNKNOWN e seu trabalho como DJ, ele recebe olhares estranhos das pessoas quando conta sua história.

“A maioria das pessoas que conto que vim para cá, afegãos, olham para mim do tipo: 'O quê? Por quê?' " ele diz.

Mas, pelo menos musicalmente falando, Omar foi capaz de encontrar o que procurava.

“Estou feliz aqui. Aqui está o que eu ansiava nos Estados Unidos como músico - encontrar uma cena musical próspera e virgem. Essa é a coisa mais incrível que eu poderia querer”, diz Omar. "Não está nas circunstâncias perfeitas, mas vou aceitá-lo."

Este artigo foi escrito em 2013 para o website npr. Devido aos últimos acontecimentos no Afeganistão, decidi transcreve-lo no blog para que as pessoas soubessem que apesar de suas adversidades, o Afeganistão também é o lar de muitos metalheads que muito provavelmente serão tolhidos de suas liberdades individuais. 

Deixo aqui minha solidariedade ao povo afegão e todo meu nojo e desprezo a qualquer tipo de regime autoritário que se baseia em religião para oprimir e assassinar outros seres humanos em nome de uma falsa divindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados!