21 janeiro 2019

7 BANDAS QUE DOMINARAM A CENA METAL DE SEATTLE NOS ANOS 80


Como muitos outros lugares nos Estados Unidos, a cena de metal nos anos 80 em Seattle era muito rica. Metal Church e Queensrÿche eram conhecidos em nível nacional, e sua popularidade ajudou outras bandas a chamar a atenção de grandes gravadoras como Epic e EMI, que assinaram várias bandas locais em 1988, como Sanctuary e Fifth Angel. Muitas delas estavam em turnê com grandes bandas como Megadeth, Dio, Def Leppard, Testament e King Diamond. As bandas de Heavy Metal em Seattle estavam tendo seu momento nos anos 80, e suas músicas, na maior parte, passaram no teste do tempo.

Outro aspecto empolgante da cena inicial em Seattle é que muitos músicos de metal dos anos 80 mais tarde se tornariam integrantes do Pearl Jam, Soundgarden, Alice in Chains, Mad Season e outras bandas da cena grunge, que mudou totalmente o cenário musical daquela região. Logicamente é impossível citar todas, por isso, se a sua banda favorita de metal da velha guarda de Seattle não foi coberta, não é porque eu esqueci.

FORCED ENTRY


Considerado por muitos como os pioneiros ​​do thrash de Seattle, Forced Entry foi esmagadoramente à frente de seu tempo. Formado pelos amigos de infância Brad Hull, Colin Mattson e Tony Benjamin, o trio se uniu ao seu amor pelo Iron Maiden enquanto ainda estavam no ensino médio.

Depois de lançar três demos por conta própria entre 1987 e 1988 ("Thrashing Helpless Down", "All Fucked Up" e "Hate Fills Your Eyes"), a banda assinou contrato com a Combat, que já havia contratado outra banda local, a TKO. Eles então foram para o London Bridge Studios trabalhar com o produtor Rakesh Parashar (falecido em 2014). O Estúdio London Bridge é considerado há muito tempo um lugar mágico, e quando a banda entrou no epicentro criativo, Mother Love Bone já havia gravado seu EP "Shine", e o Soundgarden havia lançado "Louder Than Love".

Parashar relembrou o dia em que começaram a trabalhar em seu álbum "Uncertain Future", Brad Hull (guitarra/vocal), Colin Mattson (bateria) e Tony Benjamin (baixo) chegaram em seus skates, pois ainda eram adolescentes. Durante seu tempo com a Combat Records, a banda teve dificuldades em conseguir uma distribuição adequada, especialmente nos mercados europeus. Eles mudaram para a Relativity Records para seu segundo álbum, "As Above, So Below", e o single "Macrocosm, Microcosm" rolava sempre no Headbangers Ball da MTV . Só que mais uma vez, o suporte por parte da gravadora foi ineficaz. De acordo com Hull, a Relativity era tão relapsa que até se recusaram a apoiar o grupo em uma turnê com o Cannibal Corpse e o Carcass. No entanto, fizeram uma tour por conta própria com Obituary e Sacred Reich, em 1989.



FIFTH ANGEL


As origens do Fifth Angel são um modelo para as outras bandas neste post. Os membros Ted Pilot, Ed Archer, Ken Mary, James Byrd e Kenny Kay formaram o grupo enquanto ainda estavam no ensino médio em 1984. Em 1986, Fifth Angel contratou os serviços do produtor Terry Date, que acabara de embarcar em sua longa e influente carreira dois anos antes, trabalhando com o Metal Church em seu primeiro disco, em 1984. Em 1988, a Fifth Angel assinou um impressionante acordo de 21 milhões de dólares e sete discos com a Epic Records. Dois registros depois, Fifth Angel eram 'arroz de festa' na MTV, graças ao vídeoclipe da música "Time Will Tell" e estavam sendo elogiados por grandes publicações como "the next big thing" (algo como a próxima grande coisa").

Em 2018, Fifth Angel assinou contrato com a Nuclear Blast Records, lançando seu terceiro álbum, "The Third Secret", 29 anos depois do "Time Will Tell" . O disco foi bem recebido, e os vocais de Kendall Bechtel (substituindo o vocalista original Ted Pilot, que deixou o grupo em 1989) soam fortes.



UPPER ECHELON


Upper Echelon apareceu no início da cena metal em Kirkland, Washington (a leste de Seattle) em 1981. O guitarrista Morris Gattegno ganhou costeletas no ensino médio tocando saxofone em uma banda de jazz; e seu profundo amor pelo estilo do Scorpions, Iron Maiden e King Crimson produziram um som reminiscente de bandas associadas ao NWOBHM, como Tank. A intrépida banda lançou o EP "Surface Tension" de quatro músicas em 1984, e o som era bem na linha do Judas Priest e o vocal de Charles Carpp era bastante comparado ao Rob Halford e Bruce Dickinson.

Através de sua gravadora Hierarchy Records, o Upper Echelon vendeu 2.000 cópias de "Surface Tension", apenas para encerrar alguns anos depois, quando o baixista Kevin Crosby partiu para participar da renomada Berklee College of Music, em Boston. O EP tem agora 34 anos e é tão bom quanto qualquer coisa feita por qualquer banda da NWOBHM durante aquela década. Acho que essa afirmação é esquisita pra caralho? Dê vinte minutos (ou 19:56 minutos para ser preciso) e o Upper Echelon o fará mudar de ideia.



SHADOW


A banda Shadow foi formada pelo guitarrista Mike McCready (que mais tarde formaria o Pearl Jam), antes de terminar a oitava série na Eckstein Middle School, no nordeste de Seattle. Em uma entrevista de rádio em 1985, o baixista Rick Friel culpou o KISS por inspirar a banda a começar a tocar rock and roll. De acordo com Rick, ele e seu irmão Chris (baterista), McCready e vocalista Rob 'Berko' Webber iam escondidos aos shows da banda TKO, pois não tinham idade suficiente para entrar nos bares.

Outra história convincente sobre a Shadow diz respeito ao falecido Chris Cornell e como ele quase se tornou o vocalista da banda. Rick relembra o dia em que Cornell foi até sua casa para pegar a fita demo do Shadow para que ele pudesse aprender suas músicas para uma próxima audição. Então, de acordo com Friel, seu vocalista original Berko decidiu se juntar à banda, e foi isso. Mais tarde, quando McCready estava apenas começando com o supergrupo Temple of the Dog , ele ligou para Rick para dizer a ele que Cornell ficou chateado pelo fato de não ter feito o teste para entrar na banda... Friel resume perfeitamente esta oportunidade perdida, dizendo que acredita que isso foi melhor para Cornell, já que anos mais tarde ele faria sucesso junto ao Soundgarden.

Após se mudar para Los Angeles (como tantas bandas de metal fizeram durante os anos 80), a Shadow acabou em 1988.



RAIL


As origens humildes de Rail (ou "Rail & Company" e "Rail & Co.") caíram na sala de conferências B da Highland Junior High School em Bellevue, Washington em 1970. O futuro baterista da Rail, Kelly Nobles, postou um anúncio no jornal da escola pedindo para qualquer um que "quisesse começar uma banda" aparecer na sala de conferências B, e Terry James Young e seu amigo Andy Baldwin fizeram exatamente isso. Quando chegou a hora de ir além do ensino médio, a banda já estava tocando e decidiu continuar fazendo shows durante o verão, temporariamente adiando os planos para a faculdade. 

Ainda sem gravadora em 1978, a estação local de rádio de Seattle, KYYX, incluiu a Rail com a música "You Got A Lot To Live" na coletânea Seattle Grown . Mais tarde, naquele mesmo ano, a estação de rock KZOK iria coroar o Rail como a "Melhor Banda Local" pela primeira das muitas vezes. Eles excursionariam com bandas de monstros como Blue Öyster Cult e os heróis da cidade de Seattle, Heart. Mas, de longe, um dos momentos mais legais de heavy metal na história do Rail foi quando eles foram convidados a abrir vários shows para o Van Halen durante a "World Invasion Tour". Um mês depois da turnê com VH, Rail conseguiu ver David Lee Roth ser preso depois de jogar um baseado na multidão em um show no Riverfront Coliseum em Cincinnati, Ohio. 

A MTV cavou a banda e depois de bater outros 40.000 vídeos, sua música "Hello" seria selecionada como vencedora do concurso MTV Basement Tapes em 1983, bem como um contrato de gravação com a EMI.



SANCTUARY


A história de como o Sanctuary perseguiu com sucesso Dave Mustaine, do Megadeth, em 1986 no Teatro Moore em Seattle, abrindo para King Diamond, vale a pena recontar. De acordo com o site da banda, durante o show eles foram capazes de descobrir a localização da festa de hotel e pós-show de Dave com uma pequena ajuda de um casal de fãs do Megadeth. Enquanto a festa passava, o guitarrista Lenny Rutledge bebia com Mustaine cara-a-cara, e quando suas bolas finalmente estavam cheias de bebida, ele lhe entregou a demo-tape do Sanctuary. O movimento oportunista funcionou. Dave Mustaine apresentou a banda à Epic Records e logo um contrato foi assinado. O resultado foi o álbum "Refuge Denied", em 1988. A atraente capa do Refuge Denied apresenta a arte de um dos artistas mais célebres do thrash metal, Ed. Repka. Repka também fez o trabalho artístico do disco "Inception".



TKO


De todas as bandas deste post, TKO é uma das mais reverenciadas em Seattle, e sua influência continua sendo reconhecida e aclamada até hoje. Este é um fato genuíno e se você não acredita, então talvez prefira ouvir do historiador e escritor de Seattle, James Beach, porque é assim que ele o chamava também:

O TKO foi uma grande influência para muitos músicos locais: Mike McCready (Pearl Jam, Shadow), Tommy McMillan (War Babies, Slaughterhaus 5), Glen Logan (Overlord, Bible Stud, Palooka), Kendall Bechtel (Fifth Angel) e a lista vai longe.

O vocalista do TKO Brad Sinsel começou seus dias no rock no início dos anos 70 em Yakima (cerca de duas horas de Seattle). Depois de tocar com a banda local Mojo Hand, Sinsel e seus amigos comandaram o grupo apenas para perder o guitarrista Rick Pierce para a banda de glam rock Ze Whiz Kidz, em 1973. Isso deu a Sinsel a ideia de começar sua própria banda glam, Ze Fabulous Pickle Sisters e Ze Whiz Kidz tomou conhecimento. Ambas as bandas juntaram forças e conseguiram o local de abertura para um show com o New York Dolls no The Moore Theatre. 

Em 2014, seu autor conseguiu ver Sinsel em ação novamente com Mike McCready do Pearl Jam rompendo com "Kill the Pain" (uma faixa clássica do TKO de 1979) no The Showbox aqui em Seattle, e a platéia enlouqueceu quando Sinsel apareceu no palco. As pessoas que o conhecem se perguntam em voz alta por que diabos não há uma estátua de Brad Sinsel orgulhosamente em algum lugar em Seattle, ou sua casa em Yakima, e tenho que concordar que também estou intrigado com a falta de uma estátua de Sinsel. Vamos fazer isso acontecer, headbangers de Seattle!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão deletados!